Durante os meses de Maio e Junho, os alunos da Universidade do Porto podem começar a preparação psicológica para a época de exames através de aulas de yoga gratuitas. No próximo dia 21, o programa “Yoga e Exames sem stress” regressa à Faculdade de Engenharia da UP (FEUP), onde se esperam alunos e até professores das instituições de ensino superior do Pólo da Asprela.

“Nós sentimos que os estudantes têm dificuldades na época de exames: ficam cansados rapidamente, não se conseguem concentrar e muitas vezes têm maus resultados principalmente porque não sabem auto controlar-se”, afirma Catarina Ferreira, da Associação Lusa de Yoga (ALYO). “O yoga tem ferramentas formidáveis para isso, com pequenos exercícios que podem ser feitos antes dos testes que potenciam muito os resultados. Foi por isso que nos lembrámos disto”, acrescenta.

Em declarações ao JPN, Catarina Ferreira alerta ainda para os vários benefícios que a prática de yoga pode trazer aos estudantes. “Na época de estudo faz com que o tempo de captação das matérias seja menor e pode diminuir o cansaço com exercícios de hiper oxigenação cerebral e de relaxamento”, explica. Catarina Ferreira afirma também que o yoga permite evitar as temidas “brancas” que alguns alunos ultrapassam durante os exames.

Para Ricardo Barbosa, estudante da Faculdade de Medicina (FMUP), “a época de exames é a altura mais importante do ano” e aquela em que “o stress é maior.” “Eu nunca fiz yoga. Alguns colegas já fizeram e dizem que é muito relaxante, mas não sei até que ponto pode contribuir para melhores resultados”, confessa o aluno.

Já Ana Luísa Oliveira, aluna da Faculdade de Arquitectura (FAUP). afirma que na época de entrega de trabalho não tem tempo para pensar no stress. “Já fiz yoga, mas acho que se não for uma coisa progressiva, por exemplo, se for só uma vez por semana acaba por não compensar”, revela a jovem.

O “Yoga e Exames sem stress” vai percorrer todo o país, passando, este ano, por Lisboa, Faro, Almada, Palmela, Aveiro e Leiria, além do Porto.