O Bloco de Esquerda (BE) estima que o desemprego em Portugal já tenha ultrapassado a fasquia das 600 mil pessoas atingidas, sendo que 150 mil estão inscritas em centros de emprego do distrito do Porto.

Na sessão de apresentação das “Jornadas contra o Desemprego” promovidas pelo BE, João Teixeira Lopes, candidato do partido à Câmara Municipal do Porto (CMP), aproveitou, esta quarta-feira, para traçar um panorama do desemprego no país, afirmando que há “amnésia e silêncio” por parte da classe política local e nacional perante a crise social.

“Dos candidatos às eleições europeias e também dos candidatos às autarquias do distrito do Porto, não há uma palavra quanto à crise. Neste momento, existe um esforço concertado para uma espécie de amnésia às próprias causa da crise social”, acusa, prosseguindo com as projecções do BE.

“Estamos a falar de 600 mil desempregados, o que significa que, a nível nacional, contabilizando também os inactivos, temos na realidade 624 mil desempregados”, refere, salientando que “150 mil destes desempregados estão inscritos em centros de emprego do distrito do Porto”. Os dados do Instituto Nacional de Estatística apontam, no entanto, para cerca de 110 mil desempregados, assevera Teixeira Lopes.

O candidato à presidência da CMP apresentou ainda algumas medidas que, para os bloquistas, podem ajudar a combater aquilo que denominam de “desemprego assustador” como a “atribuição de reforma a trabalhadores [que se aposentem] com quarenta anos de descontos”, o “alargamento de subsídio de desemprego” a mais pessoas e a dinamização das localidades com actividades sociais.

O caminho é, enfatiza Teixeira Lopes, centrar atenções na “reconversão urbanística nacional e local em vez de grandes investimentos públicos”, pois aquela “pode revitalizar o comércio e animar a própria economia local”. Para além disso, contribuiria para a absorção de “muitos desempregados” nomeadamente no sector da “construção civil”, que “tem, neste momento, 40 mil pessoas desempregadas só no distrito do Porto”.

Sensibilizar a opinião pública para o desemprego

O Bloco de Esquerda vai levar a cabo as “Jornadas contra o Desemprego” nas próximas duas semanas, com uma série de iniciativas que visam lançar a discussão na praça pública acerca do flagelo da falta de emprego no distrito do Porto, um dos mais afectados.

Os bloquistas têm já agendados encontros com o director do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Porto, com a comissão de trabalhadores da Qimonda, a 26 de Maio, com a Assistência Médica Internacional (AMI) de Gaia e com diversos sindicatos, num périplo contra o desemprego que culminará, segundo Teixeira Lopes, com um comício “em homenagem ao trabalhador”, diante ao “Monumento ao Empresário”, na Avenida Marechal Gomes da Costa, no Porto.

“Espero que seja marcante para a vida do distrito”, afirma Teixeira Lopes, até porque se trata de um “sítio emblemático” para as “elites” e para os “autarcas locais” que observam, apenas, os interesses dos empresários, em detrimento dos trabalhadores.