Portugal fará parte da Comissão sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CSTD) da ONU (Organização das Nações Unidas). Um órgão que se encarrega do “aconselhamento de alto nível” do Conselho Económico e Social (ECOSOC) e da própria Assembleia Geral da ONU sobre Ciência e Tecnologia.

Portugal integra o grupo de países que representa o Ocidente, ao lado de mais seis países europeus – a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a Finlândia, a França e a Suíça -, dos Estados Unidos da América, de Israel e da Turquia.

O presidente da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), Luís Magalhães, será o representante português e, por isso, vai marcar presença na 12.ª sessão da CSTD, que decorre entre 25 e 29 de Maio, atendendo ao tema a “Sociedade da Informação”.

Em declarações ao JPN, Luís Magalhães, justifica a “concentração particular” na temática da sociedade da informação pela “importância que tem hoje em dia” e pelo “momento que [esta] atravessa”.

Para o responsável, as políticas relacionadas com a Ciência e a Tecnologia são “extremamente importantes” hoje em dia, o que faz com que a temática da sessão tenha uma importância “enorme”, já que “grande parte das oportunidades” para o “progresso” dos países “têm a ver com a tecnologia”.

Nesse sentido, o presidente da UMIC sublinha a importância da presença de Portugal nesta comissão, pois trata-se de “uma oportunidade excelente” para o país “participar e contribuir para o aconselhamento nesta área”.

Cada país participante enquadra-se numa região. Portugal integra-se no Ocidente, ao lado de mais nove países. Cada mandato tem a duração de quatro anos.