A Meia-Maratona do Douro Vinhateiro, que já vai na quarta edição, arranca este domingo e conta co ma participação de mais dee 7000 atletas de 18 países diferentes. Carlos Lopes e Fernanda Ribeiro apadrinham o evento que se realiza no Peso da Régua.

A prova terá início na Barragem de Bagaúste, avança pela linha do rio Douro e termina na Avenida do Douro no centro do Peso da Régua. A maratona divide-se em três categorias: Meia-Maratona, Mini-Maratona e Corrida em Cadeira de Rodas. Ao JPN, Nuno Pires, da organização, explica que a Corrida em Cadeira de Rodas, uma das novidades desta edição, conta para já apenas com oito participantes.

Nuno Pires revela que “as expectativas em relação ao ano anterior já estão superadas”, pois já foi ultrapassado “o número de participantes”. Os participantes da Meia-Maratona vão contar ainda com programas culturais, podendo participar em jantares temáticos no Museu do Douro com algumas personalidades convidadas e visitar uma exposição de pintura feita à base de Vinho do Porto.

Uma característica habitual, embora pouco usual, desta prova é, ainda, o abastecimento dos atletas que, para além de água e de bebidas energéticas, têm direito a um cálice de vinho do Porto. A prova conta ainda com mais uma novidade: todos os participantes vão ter direito a um cartão que dará descontos em estabelecimentos da região, o Cartão Douro.

Nuno Pires aponta para a importância das actividades culturais na Meia-Maratona do Douro Vinhateiro: “Além de ser um evento desportivo que, ano após ano, vai ganhar maior magnitude, fazemos toda uma série de actividades para que o turista e o participante que venha à prova possa usufruir o máximo e absorver o máximo do Douro.”

A 4.ª Meia-Maratona tem início este domingo, às 11h30, no Peso da Régua e vai contar com a presença de alguns atletas como Rui Silva e Jessica Augusto. O prémio máximo da prova tem o valor de 600 euros e será atribuído ao vencedor sénior (feminino e masculino) da competição.