A campanha de Barack Obama rumo à Casa Branca recolheu adeptos em todo o mundo, pela forma como aproveitou as novas tecnologias para transmitir a mensagem do então candidato. Um exemplo que o PS pretende seguir este ano, em Portugal. Para isso, contratou serviços da empresa Blue State Digital que trabalhou na bem-sucedida campanha online do actual presidente dos EUA

Rui Novais e António José Fernandes acreditam, no entanto, que uma transposição directa e total da estratégia adoptada por Obama poderá não ter os mesmos efeitos em Portugal”.A natureza das eleições (presidenciais vs. legislativas), o modelo de eleições americanas, a própria dimensão do país e os factores socio-culturais” são diferenças que têm que ser tidas em conta, segundo Rui Novais.

“Há uma maior predisposição para os novos media nos EUA do que no nosso país, onde ainda se privilegia o contacto interpessoal”, acrescenta o investigador.

A opinião é corroborada por António José Fernandes: “Se pretenderem fazer uma réplica da campanha de Obama provavelmente não vão ser coroados de sucesso. Não podemos fazer uma transposição directa dos EUA para Portugal”, refere, explicando ainda que “em Portugal, estamos a falar de momentos muito curtos de dez, doze dias de campanha, enquanto que nos EUA temos doze, catorze meses de campanha”.