Américo Dias e Daniel Oliveira, alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foram distinguidos pela rapidez com que desenvolveram um projecto de circuitos integrados em CAD, um sistema de desenho assistido por computador. O concurso foi lançado pela Cadence, empresa de referência deste tipo de programas.

Em seis horas, os estudantes do 4.º e 5.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica foram os concorrentes mais rápidos a concluir o esquema de 30 transístores, obedecendo a regras de desenho e restrições específicas, batendo 60 concorrentes dos mais variados países.

“Não estávamos à espera de ganhar”, “até porque resolvemos concorrer como treino no manuseamento da nova versão do programa que era, aliás, um dos objectivos do concurso”, revela Américo Dias. Mas o facto de a nova versão “da ferramenta ser mais fácil de utilizar, até se tornou uma vantagem” na execução e conclusão do projecto, explica Daniel Oliveira.

Ambos destacam o trabalho no Núcleo de Microelectrónica da FEUP como “fundamental” para concorrer e vencer. “A maior parte das coisas que aprendi, que foram necessárias para ganhar o concurso, foram aprendidas no núcleo”, revela ainda Daniel Oliveira, ao que Américo Dias acrescenta, “a utilização deste software não é muito abordada nas aulas”.

Distinguidos esta quinta-feira, com o “Fastest full custom layout of the year”, os estudantes têm agora direito a uma formação com a empresa de CAD no valor de 1400 euros numa área e local à sua escolha. Mas o mais “enriquecedor da experiência” foram os “conhecimentos” que tiveram “oportunidade de fazer na conferência onde foi entregue o prémio”.

A competição juntou 60 estudantes da Europa, Médio Oriente e África, assim como engenheiros e especialistas da área “de empresas de topo”, numa agremiação de conhecimento “muito útil”, assegura Américo.