Jenson Button está a transformar cada vez mais o circo da Fórmula 1 num verdadeiro “one-man-show”. Este domingo, o britânico dominou o Grande Prémio do Mónaco do início ao fim, conduzindo o seu Brawn nas 78 voltas do mítico circuito a mais um triunfo na temporada de 2009 na Fórmula 1.

Com este triunfo, o 5ª em 6 corridas, Button igualou um recorde que pertencia a Michael Schumacher e lentamente começa a ameaçar outro, mais importante. O alemão conseguiu até ao momento conquistar o título mais prematuro da história da fórmula 1, à passagem da 11ª corrida, situação que, a continuar assim, Button pode estar próximo de bater.

O britânico já leva 16 pontos de vantagem na classificação geral sobre o companheiro de equipa, o brasileiro Rubens Barrichello. Button tem 51 pontos contra os 35 de “Rubinho”.

Classificação Mundial de Pilotos após 6ª corrida

1º Jenson Button, Brawn, 51 pontos
2º Rubens Barrichello, Brawn, 35
3º Sebastian Vettel, Red Bul, 23
4º Mark Webber, Red Bull, 19.5
5º Jarno Trulli Toyota, 14.5
6º Timo Glock, Toyota, 12
7º Fernando Alonso, Renault, 9
8º Lewis Hamilton, McLaren Mercedes, 9
9º Kimi Raikonnen, Ferrari, 9
10º Felipe Massa, Ferrari, 8

A corrida monegasca trouxe também o “renascimento” dos Ferrari, com o 3º lugar de Kimi Raikkonen e o 4º do brasileiro Felipe Massa.

O campeão do Mundo Lewis Hamilton, em McLaren-Mercedes, continua a desiludir e, depois de ter partido da última posição, acabou por terminar o GP na 12ª posição, ainda assim melhor que o companheiro de equipa, Kovalainen, que voltou a não terminar.

O próximo Grande Prémio disputa-se em Istambul, na Turquia, no dia 7 de Junho.