Feminino e fora de portas. O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) está de volta já esta terça-feira e, na sua 32.ª edição, há piratas à solta em Matosinhos e uma peça em que os homens não entram.

É um festival com “uma forte componente do universo feminino”, confessa Mário Moutinho, director artístico do FITEI. Uma linha orientadora que se foi desenhando naturalmente e que encontra responsabilidades em “Ariadna“, por exemplo, a peça de abertura que “elogia a rebeldia e liberdade femininas”, ou em “La piel del agua“, totalmente interdita a homens.

“É um espectáculo que nós [homens da direcção] não vimos, precisamente por ser só para público feminino. Foi-nos recomendado por diversas pessoas, aquando da sua exibição no ‘Festival Escena Contemporánea’ de Madrid“, explica Mário Moutinho.

“Ariadna” é também, segundo o director artístico, uma das peças de destaque desta edição. “Tem um público muito próprio e deverá ser um dos êxitos deste festival”, assegura Moutinho. De referir que o espectáculo da companhia Atalaya, encenado por Ricardo Iniesta, foi já distinguido com o Prémio Nacional de Teatro, em Espanha.

Outros espectáculos, “que deverão ser apreciados pela crítica”, são o “Teatro delusio“, protagonizado por marionetas e máscaras “sem palavras”, e o “Animales Artificiales“. “Depois resta saber o que serão as surpresas do ‘Wake up‘, do Nut Teatro”, sugere o director.

Dança aérea na Torre dos Clérigos

Este ano, Matosinhos vai ser animado por piratas e jazz, a Fundação de Serralves será teatralizada durante o “Serralves em Festa” e, na Baixa, os portuenses vão ficar de boca aberta com a dança aérea “Asas” da Companhia dos Pés, em plena Torre dos Clérigos.

Mas as actividades fora das portas do teatro não ficam por aqui. “Os espectáculos de rua são parte integrante da festa que se quer que o festival seja”, salienta Moutinho.

“Desde que me lembro que o festival terminava o ciclo de espectáculos apresentados em salas com um grande espectáculo de teatro de rua”, pelo que a organização considera “muito importante continuar esta tradição, se é que se pode chamar tradição a uma actividade com 32 anos, como é o caso do FITEI”, acrescenta o director artístico.

“Há propostas para os diversos públicos do festival”, garante Mário Moutinho, exemplificando: “a programação inclui desde o teatro clássico, a propostas mais contemporâneas, passando pelo novo circo, pela dança contemporânea, pela dança aérea, pelas máscaras, pelo teatro de marionetas, pelo teatro sem palavras”.

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica decorre até 10 de Junho, em locais como o Teatro Nacional de São João, Coliseu do Porto, Palácio de Cristal, entre outros. Os preços dos bilhetes variam entre os 10 e os 30 euros.