Conhecer quem se cruza connosco nos elevadores ou corredores do prédio ou à entrada da casa é o objectivo do Dia Europeu do Vizinho, comemorado esta terça-feira.

O Dia Europeu do Vizinho começou a ser assinalado em 1990, em Paris, quando um grupo de amigos decidiu criar a associação “Amigos de Paris”. O objectivo de aproximar e mobilizar as pessoas contra o isolamento acabou por se espalhar rapidamente por todo o país e depois pela Europa. Hoje, a efeméride é, até, comemorada por países não europeus.

Rede social de vizinhos

Uma rede social que fomente durante todo o ano as relações ou eventos com os vizinhos é o próximo passo desta iniciativa. À semelhança do que se passa em França, onde já existe uma rede social com o nome de “Voisins Solidaires“, Portugal terá uma rede social dedicada aos vizinhos, mas só em 2010, como explica Sandro Bernardo, gestor do projecto.

O objectivo, diz Pedro Nunes, assistente do projecto em Portugal, é “tentar que as pessoas não fechem a porta”. Afinal, existe mais gente “para além de nós próprios no nosso prédio”. Há que “conhecer os vizinhos”, saber “quem vive por cima ou por baixo”, enfatiza. “É uma luta contra a indiferença e contra o isolamento. Contra aquele tipo de pensamentos de dúvida e hesitação de pedir ajuda a um vizinho”, justifica.

O Dia Europeu do Vizinho é assinalado um pouco por todo o país com várias “festas” realizadas por “entidades ou por pessoas que vivem num prédio” com o propósito de “conviver com diferentes personalidades e diferentes formas de estar”.

Estas pequenas festas já se realizam em Portugal desde 2003 e os participantes aumentam de ano para ano. “Cada vez mais cidades estão a aderir e o numero de festas relacionadas com esta iniciativa tem vindo a subir”, explica Pedro Nunes.

E tu? Conheces os teus vizinhos?

O JPN saiu às ruas do Porto para tentar perceber como é que os portuenses se relacionam com os seus vizinhos. Entre os estudantes, a maioria vive sozinho e admite fazer dos vizinhos uma importante parte da sua vida na cidade.