Duzentos anos depois do nascimento do “escocês com paixão pelo Douro”, o Porto continua a perpetuar o legado deixado pelo Barão de Forrester. Em época de bicentenário, são várias as actividades que vão homenagear o empresário.

Barão de Forrester

Nascido a 27 de Maio de 1809, Joseph James Forrester cedo se distinguiu na vida cultural portuguesa. Desenvolveu o primeiro mapa da Região Demarcada do Douro e foi o precursor de várias reformas que alteraram, então, o comércio dos vinhos. Razões que lhe valeram o título de barão, atribuído por D. Fernando II, na altura regente porque D. Pedro V ainda não tinha atingido a idade adulta. Activo na fotografia e na pintura, Forrester viria a falecer em 1861.

A partir desta terça-feira, o Museu do Douro em Peso da Régua abre gratuitamente as portas da exposição “Barão de Forrester – Razão e Sentimento – Uma História do Douro”.

A 7 de Junho, último dia da iniciativa, as cerimónias de celebração vão encerrar com um concerto dos pianistas Luís Magalhães e Nina Schumann, que, no dia anterior, realizam um concerto em Lisboa, no Palácio da Ajuda.

Segundo Cláudia Monteiro, representante do Museu do Douro, as celebrações abrangem ainda “o lançamento de um vinho do Porto de reserva Offley” dedicado ao barão. Serão também colocadas placas de homenagem ao escocês na Régua e em Vila Nova de Gaia.