As edições da Universidade do Porto (UP) estão agora acessíveis em formato electrónico a 12 milhões de estudantes de todo o mundo, através de uma das maiores plataformas de conteúdos digitais para bibliotecas, a ebrary. A U.Porto Editorial torna-se, assim, na primeira editora portuguesa a colocar conteúdo em língua portuguesa nesta plataforma digital.

Manuela Pestana, uma das responsáveis por este projecto, realça, ao JPN, a importância que a iniciativa tem para a UP Editorial no que toca à divulgação dos conteúdos em português.

“Para nós é a única forma de conseguirmos que os nossos livros cheguem aos países de expressão portuguesa uma vez que não temos outro meio que nos permita colocar os nossos livros nesses países, uma vez que nível impresso os meios de distribuição existentes não estão ao nosso alcance”, salienta.

A responsável adianta, ainda, que a intenção da UP é continuar a actualizar o seu espólio nesta plataforma digital: “o nosso objectivo é que a partir de agora os livros seja editados em papel e, ao mesmo tempo, disponibilizá-los na ebrary.”

Confrontada com a possibilidade de outras editoras seguirem o exemplo da UP Editorial, a responsável não tem dúvidas. “Actualmente, o mercado dos livros está a atravessar alguns problemas e esta é uma forma de conseguirmos chegar onde se tornava impossível chegarmos através da versão impressa. Deste modo, penso que outras editoras, nomeadamente universitárias, podem aderir a este tipo de projectos.”

A ebrary, fornecedora líder de serviços e tecnologia de conteúdo electrónico, encontra-se disponível em mais de 1.400 bibliotecas, número que representa uma audiência de mais de 12 milhões de estudantes a nível mundial.