Para reforçar o processo de internacionalização do Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL), em Braga, vai ser assinado um acordo com o Massachusetts Institute of Tecnology (MIT). Este sábado, em Lisboa, dirigentes de ambas as instituições vão concretizar o plano conjunto, iniciado há cerca de um ano.

Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o acordo permite o recrutamento de dez investigadores para o lançamento de uma agenda de investigação. Nanomedicina e a aplicação das nanociências na protecção do ambiente e em sistemas de energia são as áreas privilegiadas de investigação.

Em comunicado, o presidente do Conselho do INL, Luís Magalhães, sublinha a importância da parceria, neste que é o primeiro laboratório de nanotecologia com estatuto internacional do mundo.

“O INL oferece nesta área o ambiente aberto e flexível para investigadores de qualquer nacionalidade trabalharem em conjunto em projectos como os que são actualmente desenvolvidos em laboratórios internacionais como o CERN, em Genebra, para a física de partículas, ou o EMBL, em Heidelberg, para a biologia molecular”, refere.

“Um marco para ambas as instituições”, sintetiza o director-geral do INL, José Rivas, em alusão à importância de reforçar a presença portuguesa no panorama internacional.

Também o director da Escola de Engenharia do MIT, Subra Suresh, encara a colaboração conjunta como “uma oportunidade única para os professores e alunos do MIT iniciarem investigações com potencial de grande impacto social”.

Recorde-se que o INL foi criado pelos governos de Portugal e Espanha, em 2005, sendo uma organização científica internacional de investigação. Tem inauguração prevista para este Verão.