O XXI Congresso da Academia Internacional de Medicina Legal (AIML) arranca, esta quinta.feira, em Lisboa. Segundo Jorge Costa Santos, director da delegação sul do Instituto de Medicina Legal, este é um evento “único e ímpar no país” pois acolhe “mais de mil participantes provenientes de mais de 70 países de todo o mundo”.

Entre hoje e sábado, vão estar em debate “temas de todas as áreas que dizem respeito à medicina legal e ciências forenses”. Jorge Costa Santos avança ao JPN que o Congresso vai ter participações de “conferencistas de elevado nível” vindos não só dos Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão, mas também “de outros países menos desenvolvidos na área”, da Europa de Leste e América do Sul, que “vêem enriquecer a partilha de conhecimento”.

Os workshops pré-congresso já começaram esta quarta-feira, sendo que o início oficial do evento está marcado para as dez horas de hoje. A cerimónia conta com a presença do Ministro da Justiça, Alberto Bernardes da Costa.

A realização do Congresso serve ainda para assinalar os 110 anos da criação das Morgues de Coimbra, Lisboa e Porto, os primeiros serviços médico-legais do país.