Com o advento do Verão chega o Serralves em Festa e, em ano de aniversário duplo – o 20.º da Fundação e o 10.º do Museu -, abre-se à cidade do Porto.

O início oficial é este sábado, às 8h00, e as festividades estendem-se até à meia-noite de domingo. No entanto, já na sexta-feira serão servidos alguns aperitivos da festa, a maioria deles na Baixa do Porto, com concertos, teatro de rua e circo contemporâneo.

Cobertura via Twitter:

O JPN vai fazer a cobertura dos maiores eventos do Serralves em Festa no Twitter, com a hashtag #serralves09. A cobertura vai incluir texto e imagens.

O programa [em PDF] das 40 horas de comemoração non stop abrange mais de 80 actividades, envolvendo cerca de 300 artistas em aproximadamente 200 momentos de apresentação. As actividades passam por áreas tão diversas como a música, o teatro, o cinema e a dança contemporânea, entre outras.

Como já é usual, o evento serve também para trazer alguns nomes internacionais do panorama musical ao Porto. Este ano, o destaque vai para os veteranos do post punk A Certain Ratio, a dupla de electro-pop Gravy Train!!!! e Dan Deacon, a actuar com uma ensemble.

Ainda esta sexta-feira, assinala-se a abertura da exposição “Serralves 2009 – A Colecção”, inaugurada pelo Presidente da República, Cavaco Silva. A exibição, a maior de arte contemporânea alguma vez realizada em Portugal, abre ao público no sábado.