Há praticamente duas semanas a funcionar, a romaria do Senhor de Matosinhos tem atraído vários visitantes. Barraquinha do Padre Grilo, Feira de Artesanato, doces e divertimentos são as principais atracções para miúdos e graúdos. Já nos divertimentos, após o incidente no carrossel o “Gelo”, a insegurança não se faz sentir. Os jovens continuam motivados e voltam a andar num dos carrosséis mais requisitados nas noites da festa.

“Nós até ficamos admirados por chegarmos aqui e vermos as pessoas a andarem como se nada se tivesse passado”, revela Cátia Fonseca, jovem que costuma frequentar o parque de diversões do Senhor de Matosinhos. Já Filipe Ferreira, tem “algum receio, mesmo até se não tivesse acontecido”, mas revela que pretende continuar a andar.

“Não há-de acontecer todos os dias”, diz Célia Oliveira, outra visitante da festa matosinhense, que revela não deixar de frequentar o “Gelo”.

“Padre Grilo”: a tradição do Senhor de Matosinhos

“Esta é a tômbola mais antiga e já é tradição no Senhor de Matosinhos”, refere Jacinta Silva, membro da Direcção da instituição de solidariedade social “Padre Grilo”. Todas as noites, atraídas pela promessa de prémio, as famílias que passam pela Tômbola, compram as senhas.

O que também já começa a ser tradição no Senhor de Matosinhos é a feira de artesanato. Artesãos de todo o país juntam-se nas barracas, chamando a atenção de quem passa.
Quem o confirma é o artesão M. Macedo, que entende que está “é a cidade do país com mais admiradores”. “As pessoas gostam de ver trabalhar ao vivo”, acrescenta.

As Festas do Senhor de Matosinhos prolongam-se até dia 7 de Junho.