Cerca de um mês após o início da recolha de imagens, está (uqase) tudo pronto para a inclusão de Porto e Lisboa no programa “Street View” do Google Maps.

Rui Carvalho, da Google Portugal, disse ao JPN que apesar de o processo estar concluído nas duas principais cidades portuguesas, “ainda não há data anunciada para o lançamento da Google Street View em Portugal”. Durante “este Verão” o carro da Google vai ainda fotografar a cidade de Braga, sendo que não está planeado abranger mais cidades portuguesas.

Questões polémicas

Objectores ao Google Street View já argumentaram que as imagens podem invadir a privacidade alheia. Foram registados casos de imagens de pessoas em situações que não queriam públicas. A Google apresentou como solução o uso de um filtro nas imagens que oculta a face das pessoas e matrículas de automóveis, e afirmou que todas as fotografias foram tiradas em propriedades públicas. A empresa dá, ainda, a possibilidade de o utilizador denunciar imagens inapropriadas. Rui Carvalho disse ao JPN que “em Portugal, não houve problemas de ordem legal” na recolha das imagens.

O Google Street View, uma ferramenta ligada aos já existentes Google Earth e Google Maps, permite ao utilizador a visualização de imagens panorâmicas de 360º graus na horizontal e 290º na vertical de ruas de vários países espalhados pelo globo. As imagens podem ser vistas de vários ângulos, sendo que é exibida uma linha que indica a direcção seguida pela câmara incorporada no carro da Google, de modo a revelar o percurso.

A aplicação já disponibiliza imagens de vários países de todo o mundo, como o Japão, Austrália e Estados Unidos. Na Europa, Portugal é o quinto país onde foi feita a recolha de imagens, depois de Itália, Reino Unido, Holanda e Espanha.