Já tem sido costume nas últimas edições e a tendência prossegue: a 6.ª edição do Serralves em Festa, realizada entre 30 e 31 de Maio, quebrou o recorde de visitantes. Os 86.688 membros do público presentes este ano superam, assim, por quase quatro mil, os 82.720 visitantes da edição de 2008.

Em declarações ao JPN, o director do Museu de Serralves, João Fernandes, mostra-se satisfeito: “O aumento do público é algo que nos agrada”. Além disso, serve de “convite” para a organização começar “já a trabalhar nos preparativos para a próxima edição”.

Transportes

Para colmatar a falta de estacionamentos junto ao parque, a Fundação de Serralves, em parceria com a STCP, disponibilizou dois autocarros “vaivém”: um que ligava Serralves à Casa da Música e outro entre que fazia o trajecto entre o Museu e o parque do Queimódromo, onde o estacionamento foi gratuito. Contactado pelo JPN, João Fernandes afirmou não possuir “dados concretos” sobre o sucesso da iniciativa. Adiantou, no entanto, que tem consciência que “Serralves fica num bairro residencial” e que “é preciso ter cada vez mais organização”, tendo em conta a quantidade crescente de público.

O director nota ainda que “muitas pessoas vêm a Serralves pela primeira vez” durante as celebrações e que “Serralves ainda está a ganhar público”, algo que considera “surpreendente”, visto que “na maioria dos museus” os números “chegam a um certo nível e depois mantêm-se constantes”.

“Boa organização” e “mais público”

O Serralves em Festa deste ano, que serviu também para assinalar o 20.º aniversário da Fundação e o 10.º do Museu, incluiu mais de 200 artistas em cerca de 80 eventos. Como já é usual, o Prado contou com concertos de artistas internacionais, incluindo nomes como Dan Deacon e A Certain Ratio.

A iniciativa Uma Avenida, por sua vez, trouxe, durante o domingo, à Casa de Serralves, um leque variado de artistas nacionais e internacionais dos mais variados estilos, num projecto organizado pela Associação Cultural Filho Único.

“Sinto que as pessoas têm interesse em ouvir coisas novas e eu fico muito contente por isso”, explica Ricardo Martins, baterista dos Lobster ” Vêem-se muitas famílias aqui, é um ambiente fora do normal.”

O evento [Vídeo] contou ainda com talentos tão diversos como a “trapezista de voz” Maggie Nicols, o Circo Contemporâneo da Tunísia e o colectivo de dança contemporânea Companhia Instável, que apresentaram uma coreografia baseada no filme “Kill Bill”. Como sempre, o museu esteve aberto ao público, desta vez com a exposição “Serralves 2009 – A Colecção”.

Tirando partido das muitas famílias presentes, esta edição do Serralves em Festa apostou também no teatro infantil, com cerca de uma dezena de espectáculos dirigidos aos mais novos.

Abordados pelo JPN, os membros do público apreciaram a iniciativa: “Acho que é interessante trazer a cultura ao público, abrir assim o Museu e o espaço ao público”, diz Joana Nabais, de 28 anos. Sérgio Soares, um jovem estudante, atenta na “boa organização”. “Não vejo filas para os locais, para ir buscar bebidas ou para ir à casa de banho”.

Também já há quem consiga traçar comparações entre este ano e os anteriores. Jorge Augusto, de 34 anos, nota que comparado com o ano passado há “menos artistas” e “menos coisas a acontecerem”.

Já para Joana Nabais, a diferença pessoal é na adesão: “De ano para ano, o evento tem cada vez mais público. A nível do cartaz, não me parece que hajam grandes diferenças qualitativamente. Acho que há sempre uma boa aposta em termos de programação.”