Concertos para as crianças, experiências musicais e momentos de diversão para miúdos e graúdos. Este ano, o Festival Júnior de Espinho é, nas palavras de João Santos, um dos programadores do evento, uma “nave” que promete levar o público ao “planeta da música, através do espaço fantástico dos sons”

Depois de dois anos integrado na programação do Festival Internacional de Música de Espinho (FIME), que ocorre em Julho, o Festival Júnior antecipou-se no calendário para poder receber visitas de crianças prestes a entrar em férias de Verão. É já este fim-de-semana, de 5 a 7 de Junho, que a Academia de Música, o Centro Multimeios e o Auditório de Espinho recebem o certame.

Os concertos executados pela Orquestra Clássica de Espinho têm lugar no Auditório de Espinho, assim como a parceria com o Ensemble Zellig, no sábado, e o concerto do Ensemble Azimuth, ao fim da tarde. As actividades no Centro Multimeios de Espinho variam entre as histórias de “E os instrumentos falam?”e as pequenas peças da Festa Esférica e do Palco Aberto, em que as crianças podem realizar experiências com instrumentos musicais.

Este ano, o programa [em PDF] centra-se de obras do compositor-maestro Thierry Pécou, com “muitas obras de carácter pedagógico, dedicadas às crianças”, sublinha João Santos. “Depois de ouvirmos as obras do Thierry Pécou, que achámos que eram muito boas, adoptámo-las, obviamente.” O maestro foi convidado também para dirigir algumas das apresentações.

Os bilhetes têm o preço único de quatro euros, um valor escolhido pela organização para ser acessível para as famílias. Até agora, diz João Santos, só os espectáculos da manhã de sexta-feira estão esgotados, “talvez devido às dificuldades que as pessoas estão a sentir na carteira, em que tomam as decisões um pouco em cima da hora”.