É mais uma forma para revitalizar a Baixa do Porto. Este fim-de-semana, bem perto da Avenida dos Aliados, realiza-se a iniciativa “12 Horas no Coração da Baixa”. Entre as 18h00 de sábado e as 06h00 de domingo, o edifício n.º 105 da Rua Dr. Magalhães Lemos, vai albergar esta maratona de cultura, que inclui concertos, exposições, DJ set, cinema, entre outros.

A organização cabe à Oporto Royal Club, que tem como “intuito principal aproximar as Pessoas do Porto à cultura”, explica Andreia Teixeira, responsável pelo evento. Ao “mesmo tempo” são dadas “oportunidades aos jovens artistas para mostrarem a sua obra”, ressalva.

The Weatherman, Black Bombaim e Madame Godard são alguns dos artistas que fazem parte do programa desta maratona. Para quem quiser outros ritmos, basta entrar numa das três salas dedicadas aos DJ set, que se vão estender a vários estilos, incluindo o electro, o reggae e o drum & bass.

Para além da música, a iniciativa inclui também várias salas dedicadas a diferentes actividades artísticas, incluindo uma galeria de arte contemporânea, uma sala de som e imagem e uma exposição de seis jovens fotógrafos. Há até um dress code obrigatório: uma t-shirt com um coração.

Andreia Teixeira avança que há vontade de dar continuidade ao projecto: “O objectivo é repetir para o ano, noutro edifício.”