O tenor José Carreras vai ser agraciado com o grau de Doutor Honoris Causa, atribuído pela Universidade do Porto. Segundo a instituição, a atribuição deste título ao cantor lírico pretende distinguir a sua obra “no campo da benificiência, apoio à Ciência e contributo para a Medicina.”

A proposta de atribuição do título Honoris Causa foi aprovada por todos os professores catedráticos da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP). De acordo com o site da UP, o director da FMUP, José Agostinho Marques, diz ver em José Carreras “um exemplo ímpar para apresentar à comunidade académica”.

José Carreras nasceu a 5 de Dezembro de 1946, na Catalunha. Apesar de ter iniciado a vida artística em criança, foi só na década de 70 que iniciou a sua carreira, no Gran Teatre del Liceu de Barcelona. Aos 28 anos tinha já sido tenor principal em 24 óperas na Europa e América do Norte.

Em 1987, foi-lhe diagonosticada leucemia. Depois de vencer a doença, criou a Fundação Internacional José Carreras para a Luta Contra a Leucemia, cujo objectivo é ajudar quem sofre da doença. Para além de dar apoio as doentes, a Fundação promove a investigação científica e disponibiliza uma base de dados de dadores de medúla óssea.

Esta não é a primeira vez que o tenor recebe o título de Doutor Honoris Causa. José
Carreras já foi distinguido pelas universidades de Barcelona, Moscovo, Camerino e Coimbra.

A cerimónia irá decorrer no próximo dia 23 de Junho, na Aula Magna da FMUP, a partir das 11h30.