Dar “dignidade” àqueles que possuem dificuldades motoras é o objectivo do primeiro táxi para deficientes, que circula nas ruas do Porto desde sexta-feira. António Guimarães, responsável da empresa que desenvolve a iniciativa, explicou à comunicação social que as pessoas têm direito a “poder usufruir de um veículo desde tipo, em vez de ambulâncias” visto que “estas pessoas não saem de casa só para ir a hospitais”.

O veículo, que tem espaço para oito pessoas e possui uma cadeira de rodas e rampa eléctrica, foi apresentado, esta segunda-feira. O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, salientou a importância desta iniciativa, que “pode abrir caminho para que se gerem outras oportunidades neste campo”.

O autarca ressalva que “não há nenhuma varinha de condão que transforme os problemas de um dia para o outro”. No entanto, a câmara tem a função de “reconhecer esses problemas e abrir caminho”, no sentido de criar uma “sociedade cada vez mais civilizada”.

A “troca de licenças normais por licenças deste tipo de veículos” é, de acordo com Rui Rio, um impulso para que se criem mais iniciativas deste género. O presidente da Câmara Municipal do Porto congratulou ainda a acção do Provedor Municipal para as Pessoas com Deficiência neste tipo de iniciativas.