Apostar na formação em cinema, desde o guião até à edição e à cinematografia. A quinta edição do Festival Internacional de Cinema Jovem de Espinho (FEST) promove a iniciativa Training Ground, que conta com “quarenta formadores” distribuídos por “vinte painéis”, explica, ao JPN, Manuela Lima, representante do festival.

Entre os dias 22 e 27 de Junho, a Junta de Freguesia acolhe uma série de actividades do Training Ground, incluindo palestras com Tom Stern, director de fotografia de Clint Eastwood em filmes como “Million Dollar Baby” e “Gran Torino”, e Alex Rodriguez, editor de imagem em “Children of Men” e “Harry Potter e o Príncipe de Azkaban”.

Para além das workshops, a inscrição no Training Ground garante também acesso gratuito a todas as sessões do FEST, bem como a estadia.

Manuela Lima afirma que “ainda há espaço para inscrições”, apesar de já estarem “mais de 100 alunos” registados. O preço de inscrição no Training Ground é 99 euros; a entrada em apenas um workshops custa 20 euros.

FEST apresenta nova obra de Christoper Doyle

O festival propriamente dito começa no dia 21 com a exibição de “Warsaw Dark”, obra de Christoper Doyle, conhecido principalmente pela sua obra como cinematógrafo para o realizador chinês Wong Kar Wai. A produção polaca é a primeira longa metragem do australiano enquanto realizador desde “Away With Words”, de 1999.

A programação conta com mais de 140 filmes de cerca de trinta países diferentes, incluindo longas e curtas metragens de ficção, mas também documentários, animações, obras experimentais, telediscos e trabalhos académicos.

O FEST decorre entre os dias 21 e 28 de Junho. A sessão de encerramento está a cargo de “The Young Victoria”, do canadiano Jean-Marc Vallé.