A 79.ª Feira do Livro do Porto, que terminou no domingo, foi visitada, segundo o director Avelino Soares, por mais de 150 mil pessoas. O responsável explicou ao JPN que o regresso do evento à Avenida dos Aliados, um espaço “há muito desejado por participantes e visitantes”, teve influência nos números. Nas próximas edições, o objectivo é que o a Feira “se realize novamente naquele espaço”.

Para Avelino Soares, o facto de “se tratar de um espaço ao ar livre”, com “boa acessibilidade” e “proximidade de espaços comerciais e transportes” fez com que mais pessoas visitassem a Feira, que teve início a 17 de Maio.

No que concerne às dificuldades na organização do evento, o director diz que sendo “um novo espaço” e, ainda para mais ao ar livre, tiveram de ser “envolvidas muitas instituições”. O responsável atenta, no entanto, no “apoio incondicional dos diversos Municípios do Porto” que “ajudaram a eliminar antecipadamente os problemas usuais neste tipo de eventos”.

O director não esquece o “contributo excepcional” da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, do Plano Nacional de Leitura e das bibliotecas municipais, que ajudaram a que “a Mini-Feira do Livro tenha sido um dos pontos altos” do certame.