O músico que se tornou conhecido por ter composto temas como “E depois do Adeus” e “Flor Sem Tempo”, interpretados por Paulo de Carvalho, faleceu, esta quarta-feira, em Oeiras, aos 58 anos, depois de oito meses em estado vegetativo. O funeral realiza-se esta sexta-feira, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, por volta das 14h00.

Em declarações à agência Lusa, Carlos do Carmo, cantor que também interpretou temas compostos pelo maestro, afirmou que José Calvário foi um músico “talentoso”, “à frente do seu tempo”, cuja obra é “completamente actual”. Também o Presidente da República, Cavaco Silva, deixou “sentidas condolências” à família do músico, numa nota enviada “em nome pessoal” e “do povo português”, adianta a mesma fonte.

José Calvário nasceu em 1951 no Porto. Iniciou-se no piano, aos cinco anos de idade, e aos dez deu o seu primeiro concerto, com a Orquestra Sinfónica do Porto. Depois de concluir os estudos no Conservatório e de ter vivido fora de Portugal, regressou ao país em 1971. Participou várias vezes no Festival da Canção como compositor, tendo alcançado o primeiro lugar com o tema “Festa da Vida”, em 1972, interpretado por Carlos Mendes. Tornou a ser vencedor com o tema “E depois do Adeus”, interpretado por Paulo de Carvalho.

O músico trabalhou ainda como arranjador em Espanha e na década de 80 mudou-se para Londres, onde gravou vários discos.