Ao som dos motores dos históricos, o circuito da Boavista volta, este fim-de-semana, a ser invadido por amantes do desporto automóvel. Esta sexta-feira, dia de treinos livres, qualificações e adaptação à pista dos Fórmula 1 (F1) históricos, ainda não houve muita afluência ao circuito, mas prevê-se que vá encher sábado e domingo, dias de qualificações e corridas.

Entrada no Paddock:

É possível visitar o Paddock do Circuito da Boavista por apenas dez euros para quem não tem bilhete e cinco euros para quem tem bilhete de bancada

.

A competição dos F1 antigos é o auge de todo o Grande Prémio Histórico do Porto (GPHP), com carros já conduzidos por grandes nomes da F1, como três Benetton de Michael Schumacher, o Toleman TG184 de Ayrton Senna ou então o Ferrari 312T de Niki Lauda. Três dos carros que vão correr no domingo foram já campeões mundiais de F1. São o Benetton B 195, de Schumacher, o Mc Laren M23, de James Hunt, e o Matra MS80, de Jackie Stewart.

Para além das viaturas, também pilotos famosos estão este fim-de-semana no Porto, como Stirling Moss, considerado um dos maiores pilotos de F1 de todos os tempos, que chegou a correr no velho Circuito da Boavista. Desta vez, volta ao circuito, mas na competição de carros de Turismo e de Grande Turismo anteriores a 1966, ao volante de um Osca 1100.

Também a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) participa no GPHP com o Challenge Desafio Único (FEUP 1, com modelos Fiat Uno 45 S, e FEUP 2, com carros Fiat Punto 85). Na corrida FEUP 1 de amanhã José Costa, da 4 Team, sai em primeiro lugar, seguido de André Regueiro, da mesma equipa, e de Luís Campos, da SFR Motorsport. A pole position para o Desafio Único FEUP 2 foi para Tiago Martinho, da EGS Videovisão, seguido de José Pedro Leite, da Mr.Churrasco PBRacing, e de Márui Pedro Borges, da Mister Speedy MotorSport.