Já em Janeiro tinham causado alvoroço no Coliseu do Porto. Seis meses depois voltaram e com a mesma força. A primeira noite do Festival Marés Vivas foi dos Kaiser Chiefs. Os cabeças de cartaz foram a última banda a subir ao palco esta quinta-feira e, no público, poucos escondiam que esta seria a actuação mais esperada da noite.

Canções como “Ruby”, “Everyday I Love You Less And Less” ou “I Predict a Riot” foram cantadas em uníssono com a plateia “com a melhor voz do mundo”, segundo Ricky Wilson, o imprevisível vocalista da banda, que, a certa altura, abandonou o palco para mergulhar na multidão, aproveitando para fazer uma pausa e beber uma cerveja, do cimo do stand de um dos patrocinadores.

“Oh My God” concluiu o concerto, mas o Palco Novos Portugueses transformou-se numa autêntica pista de dança ao ar livre, ao acolher os mais resistentes até às 6h00 da manhã.

E o regresso dos Lamb

Foram, no entanto, outros britânicos que abriram as “hostilidades”: os “desaparecidos” Lamb regressaram a Portugal, depois de cinco anos de “pausa” nas lides musicais.

Apesar de confessarem estar muito contentes por voltarem aos palcos (particularmente ao portuense, o “primeiro a contactar” quando decidiram averiguar se alguém os queria ver ao vivo), e mesmo com o “vestido novo” que Lou Rhodes comprou, de propósito, para a ocasião, o concerto só encontrou eco na multidão durante o êxito “Gabriel”.

Um problema no som fez com que muita gente se queixasse do “barulho ensurdecedor” das colunas, demasiado altas durante toda a actuação da banda. Mesmo assim, o grupo inglês fez dois encores e “aqueceu os ânimos” para o que se seguiria.

Não da Inglaterra, mas da Escócia vieram os Primal Scream, que cativaram o público praticamente do primeiro ao último minuto. Com um rock electrizante, a banda de Bobby Gillespie mostrou-se em boa forma e pareceu agradar tanto aos mais velhos como aos mais jovens, com músicas como “Movin’ On Up” ou “Rocks”.

O Palco Novos Portugueses animou o início da noite, com as actuações de Sizo e de John Is Gone, que marcaram presença na Queima das Fitas 2009.