Os dezassete membros do Conselho Geral da Universidade do Porto, eleitos no passado dia 30 de Junho, cooptaram, como estava previsto nos novos estatutos da U. Porto, as seis personalidades sem qualquer ligação profissional à Universidade, para comporem a totalidade do mesmo Conselho.

Tratam-se de Ana Maria Braga da Cruz (antiga presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres), Ângelo Ramalho (presidente da Alstom Portugal), Beatriz Pacheco Pereira (directora do Fantasporto), Luís Portela (presidente do Conselho de Administração da Bial), Manuel Ferreira de Oliveira (presidente da Comissão Executiva da Galp Energia) e Manuel Paiva (Director do Laboratório de Física Biomédica da Universidade Livre de Bruxelas).

Constituição do Conselho Geral

Docentes e investigadores: 12 membros
Não docentes e não investigadores: 1 membro
Estudantes: 4 membros
Personalidades da sociedade civil: 6 membros

O mais importante órgão da UP no período pós-RJIES (Regime Jurídico para as Instituições de Ensino Superior), fica assim, completo.

O elo comum a todos estes elementos da sociedade civil é a ligação à cidade do Porto e à Universidade, que frequentaram enquanto alunos ou docentes.

A conclusão do processo de constituição do Conselho Geral não vai ter repercussões no imediato relativamente a uma nomeação do reitor, já que José Marques dos Santos irá permanecer no cargo até ao fim do mandato, que termina em Junho de 2010.