Nos dias de hoje são muitos os licenciados com deficiência que saem das universidades portuguesas à procura de trabalho. Muitas vezes não o encontram.

A falta de oportunidades dada a “resistência por parte das entidades empregadoras que desconhecem as problemáticas” é um dos obstáculos, destaca Alice Ribeiro, do Serviço de Apoio ao Estudante com Deficiência (SAED) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). “Temos visto essa dificuldade por parte dos nossos licenciados”, salienta.

Dar oportunidades é precisamente o objectivo do novo projecto da Operação de Emprego para pessoas com Deficiência (OED) e do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), as duas grandes instâncias de apoio ao emprego da pessoa com deficiência. A iniciativa, destinada a licenciados e não licenciados portadores de deficiência, pretende criar bolsas de candidatura de emprego nas universidades portuguesas.

Alice Ribeiro explica que o projecto surge da necessidade de “perfis muitos específicos” por parte de algumas empresas. O papel das universidades existe de modo “a experimentar algum tipo de colaboração entre o IEFP e a OED, no sentido de completar uma bolsa de candidatos com perfis mais diferenciados”, acrescenta. Até porque, muitas vezes, as pessoas com deficiência deparam-se com obstáculo no próprio percurso de formação.

Romper com a tradição

Da parte da OED, já há algum feedback em relação às candidaturas. “Já temos algumas candidaturas”, revela Célia Fernandes, coordenadora da única empresa que faz a ligação entre as pessoas com deficiência e as entidades empregadoras. “Pelo menos que se consiga abrir portas de algumas das empresas para integrar alguns licenciados”, espera a responsável.

A ideia do projecto é também desmistificar a imagem de que uma pessoa com deficiência tem pouca formação, querendo dizer que “há pessoas que conseguiram romper com essa tradição”, explica. “Há uma maior qualificação e estão a formar-se pessoas mais competitivas”, defende Célia Fernandes.

Ao IEFP compete criar protocolos com as empresas para criar oportunidades para as pessoas com deficiência.