Há pouco espaço no ensino para pessoas com deficiência. É a conclusão a que chega Daniel Serra, do portal Ler para Ver, dedicado à deficiência visual. Para além de haver barreiras na empregabilidade, há também barreiras no ensino. Duas condicionantes para quem espera oportunidades para mostrar do que é capaz.

“Muitos cursos não estão adaptados às pessoas com deficiência e não há muito apoio do ensino para uma pessoa evoluir e tirar cursos de ensino superior”, revela Daniel Serra. Mesmo assim, o responsável diz que há “muitos deficientes que estão tão bem formados como as outras pessoas”.

O problema é que “às vezes os empregadores, por falta de conhecimento, não têm noção das capacidades que as pessoas com deficiência têm”, acrescenta. “Optam sempre pelo seguro que é não contratar uma pessoa com deficiência”, remata.

Outra das barreiras é a triagem feita pelas empresas de recrutamento. “Muitas vezes estas empresas têm receio de levar estas pessoas ao empregador porque têm receio de ficarem mal vistas, têm medo que o empregador não vá aceitar”, acrescenta.

O responsável pelo portal “Ler para Ver” elogia projectos de apoio ao trabalho e instâncias como a Operação de Emprego para pessoas com Deficiência. “Quando há oportunidades, essas resultam deste tipo de intervenção”, revela.