Depois de, em Julho, a Universidade do Porto (UP) ter-se despedido dos 5000 jovens que participaram na Universidade Júnior, regressa agora em força uma nova sessão do programa. Até 12 de Setembro, 278 alunos de notas máximas do 10.º e 11.º ano, oriundos de escolas portuguesas, mas também angolanas ou galegas, vão integrar os projectos de investigação em quatro grandes áreas: a Escola de Física, a Escola de Ciências da Vida e da Saúde, a Escola de Matemática e a estreante Escola de Humanidades.

Iniciada esta segunda-feira, a grande novidade do ano vai decorrer na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Na Escola de Humanidades sete jovens investigadores vão ao encontro do Modernismo, explorando manifestos e publicações da época sob inspiração de nomes como Almada Negreiros e Fernando Pessoa.

A Escola de Física, em funcionamento pela quinta vez consecutiva nos laboratórios da Faculdade de Ciências da UP (FCUP), vai albergar viagens por entre sondas espaciais, lasers e sensores de fibras, sem esquecer as palestras científicas e um mini-curso sobre a Teoria da Relatividade de Einstein.

Para a semana, é a vez da Escola de Matemática entrar em acção. No edifício das Matemáticas da FCUP, os cem jovens vão utilizar a Criptografia para descobrir a inteligência extraterrestres e conceber formas sólidas com Origami, para além de participarem nas palestras e mini-cursos.

As actividades da Escola de Ciências da Vida e da Saúde começam a 7 de Setembro com o objectivo de dar a conhecer aos jovens as Ciências da Saúde. “Há vida para além da Medicina” é o mote e, assim, os investigadores vão explorar áreas como a Nutrição, a Cardiologia e a Genética.