O comentador desportivo António Tadeia não esconde que acha que o apuramento de Portugal para o Mundial de 2010 está cada vez mais difícil. Ainda assim, não deixa de atirar estratégias para o jogo da equipa das “quinas”.

“Acho que o Liedson deve jogar a titular. Seria um bom complemento ao Ronaldo embora também considere que o Simão se deve manter na equipa. No entanto, mais recuado, na posição “10”, e não mais à frente, onde tem jogado”, começa por afirmar António Tadeira, para depois explicar o papel reservado a Deco no “losango” de Queiroz.

“O Deco pode perfeitamente fazer a posição de médio interior, colocando o Simão numa posição mais central”, acrescentou o comentador.

Confrontado com os números cinzentos que Portugal apresenta no Grupo 1, Tadeia considera “muito complicado” o apuramento luso para a fase final do Mundial, embora sublinhe que “não é impossível”.

“Se Portugal ganhar os três jogos só não vai ao playoff se a Suécia conseguir o mesmo feito, sendo que os suecos têm uma deslocação difícil à Dinamarca”, diz, frisando que não acredita “num resultado combinado” entre os dois vizinhos escandinavos.

“Não creio que combinem o resultado. Agora, são duas equipas parecidas porque jogam pouco, e isso pode ser prejudicial para Portugal. Como nunca se sabe o que pode sair daquilo, não seria surpresa a Suécia vencer em Copenhaga”, frisa.

Quanto às principais dificuldades que a selecção das quinas vai enfrentar amanhã em Budapeste, António Tadeia aponta a “motivação de uma equipa que ainda está na luta pelo apuramento” e “o apoio entusiasta do público”, como os maiores obstáculos para Portugal, perante uma equipa que não é, de todo, de “elite”.

Portugal defronta amanhã a Hungria, no Estádio Puskas, pelas 19:45, no primeiro de três jogos até final da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul.