O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Rio, comunicou, esta manhã, que só “depois das eleições” irá assinar o contrato de adjudicação para demolir o Bairro do Aleixo. Uma decisão que, diz, é “clara”, dado o período eleitoral que se avizinha.

Apesar de já estar tudo pronto para prosseguir com a demolição, o autarca decidiu esperar pelos resultados das autárquicas. “Vamos aguardar o que o Porto diz sobre esta matéria. Se ganhar, assino o contrato imediatamente”, afirmou em conferência de imprensa. Caso perca, a decisão caberá ao próximo presidente

Recorde-se que toda a oposição camarária se tem mostrado contrária à demolição do Bairro do Aleixo. O autarca sublinha que seria “legal e legítimo” assinar o contrato agora, mas preferiu solicitar ao consórcio vencedor do concurso – a Gesfismo, do Grupo Espírito Santo – que tal só aconteça findo o sufrágio de 11 de Outubro. Uma solicitação que foi atendida e, deste modo, a autarquia tem até 31 de Dezembro de 2009 para assinar, ou não, o contrato.

O autarca sublinha que, mesmo em caso de anulação do procedimento, a CMP não será obrigada a indemnizar o consórcio, como ficou salvaguardado no programa para o concurso público.

Já a 8 de Setembro, em reunião camarária, os vereadores socialistas tinham pedido a Rui Rio que a decisão ficasse adiada para depois das eleições. O autarca sublinha, no entanto, que essa solicitação nada tem a ver com o anúncio desta quinta-feira.