O Red Bull Air Race Porto/Gaia terminou domingo com a vitória de Paul Bonhomme. O piloto britânico conseguiu o tempo de 1:09:23 centésimos sob o olhar atento de 720 mil pessoas, um recorde de assistência de toda a competição.

Sendo assim, o piloto britânico soma mais treze pontos nesta prova de qualificação, totalizando 55 pontos, mais quatro do que o actual campeão do mundo, Hannes Arch.

Mas antes de Paul Bonhomme se sagrar vencedor da prova, teve de passar por várias etapas. A começar pelo Top 12 onde defrontou os nove pilotos que sábado passaram à fase final, aos quais se juntaram Mike Mangold e Ivanoff. Bohnhomme acabou a prova em segundo lugar.

Seguiu-se o Super 8 com os seguintes pilotos: Paul Bonhomme, Matthias Dolderer, Hans Arch, Matt Hall, Alejandro Maclean, Peter Besenyei e Mike Mangold, visto que Kirby Chambliss não pode participar devido a problemas técnicos no avião. Mais uma vez Bonhomme acabou em segundo lugar, atrás de Hans Arch.

Passaram então à final Hans Arch, Peter Bonhomme, Matt Hall e Peter Besenyei. O pódio acabou por ser ocupado por Bonhomme, com menos 0.96 centésimos do que Arch, e, em terceiro lugar, a grande surpresa da prova, o estreante Matt Hall, que conseguiu assim subir do quinto para o terceiro lugar da geral com 33 pontos.

O Red Bull Air Race visto pelo público

Este ano o Red Bull Air Race Porto/ Gaia foi visitado quase por um milhão de espectadores. No domingo, dia da prova, 720 mil pessoas apinharam-se nas margens do Douro, ultrapassando a marca de Budapeste, que conseguiu reunir 630 mil espectadores.

Um exemplo é o de Miguel Mata que considera que a organização do evento acabou por “superar as suas “expectativas”. Também Inês Costa partilha do agrado. Veio pela primeira vez e não esconde que adorou a prova.

Já Cristina Pereira diz que, em comparação com a edição anterior, este ano as pessoas estavam menos “animadas”.

Também para Miguel Mata esta é a segunda vez que vem ao Air Race. O “factor novidade” é a principal diferença; no entanto, este ano esteve “ao nível dos restantes”.

Já Inês Costa considera que estes eventos são positivos pois acabam por promover a cidade do Porto, que deveria ser um pouco mais aproveitada.

“Todos os espectáculos e eventos são em Lisboa. Acho que a cidade do Porto é muito bonita e que deveriam aproveita-la mais um bocadinho.”

O Red Bull Air Race para já ainda não tem regresso marcado ao Porto ou até a Portugal, mas, na opinião dos três espectadores, este é, sem dúvida, um evento que deve regressar.