Durante o Verão, quem passava na Avenida dos Aliados era surpreendido pelo exército de Homens T que lá se instalou. O projecto, que assinalou o 15.º aniversário do Espaço T, chega agora à fase final com o leilão que se realiza no sábado a partir das 15h00.

Os cem Homens T vão ser assim licitados pelo preço simbólico inicial de 500 euros em plena Avenida dos Aliados. As verbas revertem a favor da instituição. O leilão é livre, bastando que os interessados se inscrevam antes do seu início.

A Câmara Municipal do Porto já avançou que irá proceder à compra de uma das estátuas pelo preço de mil euros. Uma prova, diz Jorge Oliveira, director do Espaço T, do “grande contributo [do projecto] para a cidade”.

Todas as esculturas foram renovadas e, salienta o responsável, estão “como novas”. E, apesar das pequenas vandalizações que algumas sofreram, Jorge Oliveira aponta para o “balanço positivo” de toda a iniciativa.

Estima-se que os Homens T tenham sido vistos por cem mil pessoas, o que, para o director, só significa que se fomentou a “dinâmica de integração entre o público e o projecto”, além de se ter afirmado a iniciativa como um “instrumento de receitas e reflexão sobre o ser humano”.

Daqui a duas semanas será editado um catálogo dos Homens T que, para além de fotografias das estátuas, terá uma mensagem de cada um dos artistas envolvidos a explicar o seu conceito de “homem perfeito”. O objectivo agora é realizar a iniciativa em Lisboa em 2010.