Os convidados começaram a chegar por volta das 19.30h, ao Pavilhão desportivo do Futebol Clube do Porto, inaugurado a 23 de Abril deste ano. Os primeiros a fazer o “check-in” e a posar para a foto, foi a comitiva sul-americana, composta por Farías, Falcão, Mariano Gonzalez, Valeri e Belluschi.

Várias personalidades ligadas ao clube, fizeram questão de marcar presença, entre eles, Fernando Gomes, Rui Barros, e até o Major Valentim Loureiro, que passou discretamente pelos flashes dos fotógrafos. Destaque para a presença de António Salvador, presidente do Sporting de Braga, dirigente máximo da equipa que infligiu a última derrota aos portistas no último fim-de-semana.

Galardoados:

Atleta do Ano: Bruno Alves
Futebolista do Ano: Raul Meireles
Atleta de Alta Competição do Ano: Ricardo Moreira (Andebol)
Atleta Amador do Ano: Sara Loureiro (Natação)
Atleta Jovem do Ano: César Fidalgo (Hóquei em Patins, a título póstumo)
Atleta Revelação do Ano: Fernando Reges (Futebol)
Técnico do Ano: José Alexandre Silva (Natação)
Seccionista do Ano: Manuel Pereira (Basquetebol)
Dirigente do Ano: Paulo Teixeira
Funcionário do Ano: António Costa (FC Porto, Futebol, SAD)
Quadro do Ano: Acácio Valentim (FC Porto, Futebol, SAD)
Sócio do Ano: Rui Pedro Soares
Filiais e Delegações do Ano: Casa do FC Porto de Leiria (Nacional) e Casa do FC Porto de Gross Umstadt (Internacional, Alemanha)
Recordação do Ano: Joaquim Tamagnini (a título póstumo)
Dedicação do Ano: Rui Vicente (Desporto Adaptado).

O médio defensivo Fernando, foi um dos distinguidos na noite azul e branca, galardoado com o Prémio Revelação, e assumiu os objectivos para esta época.

“Sinto-me muito honrado por esta distinção, e espero vir a fazer mais e mais pelo clube. O objectivo é o penta, conquistar o título e todos os troféus que sejam possíveis arrecadar. Esta má fase que a equipa atravessa é mesmo isso, uma fase.”

Em declarações à imprensa, o brasileiro refutou comparações com Paulo Assunção, antigo “dono” do seu lugar.

“O Paulo era um grande jogador, mas não me sinto o seu substituto. Temos características similares, mas não me sinto o seu substituto.”

Outro dos distinguidos na gala portista, foi o capitão do Futebol Clube do Porto, Bruno Alves, que traçou metas quanto ao seu futuro de dragão ao peito.

“Estou muito orgulhoso por receber esta distinção. Espero vir a fazer mais por este clube a quem eu tanto devo. Ainda é cedo para sair do Porto, tenho mais quatro anos de contrato, e o meu objectivo é permanecer.”

O central acredita que a equipa irá ultrapassar esta fase menos boa, rapidamente.

“Acidentes de percurso acontecem a todos, até aos melhores. Vamos trabalhar para que estes resultados menos bons não voltem a acontecer.”

Depois da passagem pela passadeira azul, os convidados dirigiram-se para a sala de jantar, onde depois se realizará a entrega dos prémios Dragão de Ouro 2009.