O desemprego na Região Norte voltou a aumentar. De acordo com o boletim “Norte Conjuntura” [em PDF], da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), apresentado esta terça-feira, a taxa de desemprego na Região Norte atingiu, durante o 2.º trimestre de 2009, 10,5%, o que representa um aumento de quatro décimas em relação ao trimestre anterior.

Já a nível nacional a taxa situou-se nos 9,2%.

Os licenciados são os menos afectados pelo desemprego (7,8%); no entanto, em todos os níveis de escolaridade registou-se um aumento. É na população masculina que se situa o maior número de desempregados.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, estima-se que existam 207 mil pessoas desempregadas na Região Norte.

No ramo das exportações registou-se uma ligeira atenuação da tendência negativa sentida no ramo das exportações desde 2008. Foi na área das borrachas e da cortiça que se sentiu uma maior recuperação.