“Imagens de campanha”, “Aventar”, “Polikae Imagens”, “Cartazes, de facto!”. Estes são alguns dos blogues que decidiram compilar e analisar os cartazes das várias eleições de 2009 que estiveram espalhados um pouco por todo o país.

A Internet tem sido utilizado cada vez mais como um instrumento para veicular as várias imagens e mensagens de cada autarquia.

A maioria destes blogues são alimentados por cartazes enviados pelos cibernautas. No caso do blogue “Cartazes, de facto! ” da Agência NFACTOS, para além de incentivar a participação dos leitores, são feitos “convites particulares a jornalistas ou docentes na área dos Média, para fazerem uma análise mais profunda aos outdoors“, revelou, ao JPN, Fernando Veludo, fotojornalista e director da empresa.

Candidatos à CMP na Internet

Rui Rio (PSD/CDS-PP) – 1 400 seguidores no Twitter e 3 200 no Facebook
Elisa Ferreira (PS) – 1 300 seguidores no Twitter e 1 700 no Facebook
João Teixeira Lopes – 723 “amigos” no Facebook
Rui Sá (CDU) e João Pinto (PCTP/MRPP) não têm participação nas redes sociais

(números aproximados)

As participações e o número de visitas têm aumentado nas últimas semanas, como confirmaram ao JPN os vários autores.

O blogue “Imagens de campanha” também confirma esta tendência. A ideia principal da sua criação foi desenvolver “uma base de dados bastante alargada com os vários cartazes destas eleições” e fazer uma análise dos mesmos, esclarece Nuno Gouveia, um dos fundadores do blogue. “Temos tido também diversas solicitações por parte da imprensa para darmos a nossa opinião. Diria que está a ser um sucesso”, acrescentou.

Apesar de o número de visitas e de colaborações ser razoável, os bloggers concordam que a Internet ainda tem pouca influência na decisão dos eleitores. “O número de pessoas que frequenta os blogues é muito reduzido se compararmos com a imprensa”, confirma Ricardo Santos Pinto, um dos autores do blogue “Aventar” que tem uma parte reservada aos cartazes das eleições.

“Fase embrionária” do que vai ser o “futuro das campanhas”

Providenciar o acesso aos cartazes das autárquicas a pessoas que não residam no local de onde estes estão colocados foi um dos objectivos que levou o blogue “Aventar” a fazer uma compilação das imagens dos vários outdoors.

A compilar não só os cartazes, mas também outras imagens de propaganda política, está o blogue “Politikae“.Para Miguel Ferreira, um dos muitos colaboradores, “ainda existe muito território por explorar” no que toca ao uso das potencialidades da Internet nas campanhas eleitorais. “Digamos que nos encontramos ainda numa fase embrionária daquele que promete ser o futuro das campanhas”, precisa.

Entre os autores dos vários blogues, quando questionados acerca dos cartazes das autárquicas do Porto, a opinião é praticamente unânime. Também para eles, à semelhança da opinião do especialista Martins Lampreia, Rui Rio parece ser o “campeão” dos cartazes.

Presença dos candidatos da autarquia nas redes sociais

Numas eleições em que os vários candidatos têm recorrido à Internet como modo de aproximação e conquista de eleitores, nota-se uma crescente adesão às principais redes sociais: Twitter e Facebook. Na opinião de Fernando Veludo, da NFACTOS, a participação dos candidatos nestas redes está ligada às “novas gerações”, um eleitorado que os candidatos “não querem perder”.

Tanto Rui Rio como Elisa Ferreira têm contas no Twitter, em que descrevem, com 140 caracteres as acções de campanha. Já João Teixeira Lopes, do Bloco de Esquerda, optou por ter uma página no Facebook, onde também dá a conhecer as acções do partido. (ver caixa)