Bloco de Esquerda, CDU e Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) são, além de Elisa Ferreira, os outros oponentes de Rui Rio, actual presidente da Câmara Municipal do Porto, na corrida aos votos para estar à frente da autarquia.

Pelas ruas da Invicta, podem ser vistos os cartazes destes partidos de esquerda que pretendem conquistar a confiança dos portuenses.

Para os apoiantes de Rui Sá, da CDU, a mensagem principal do seu cartaz é a de que o vereador faz “mexer o Porto”. Implícita, na fotografia e na composição do cartaz está a ideia de dedicação do candidato à cidade, esclarece o militante Domingos Oliveira, membro da direcção do PCP do Porto que, juntamente com outros elementos do partido, colaborou na realização dos cartazes.

Os outdoors estão todos centrados na imagem do comunista e não foram feitos por profissionais, mas sim com a ajuda de uma “pequena máquina digital”. “As fotografias centram uma parte do rosto que mais facilmente as pessoas reconhecem”, acrescenta Domingos Oliveira. À imagem foram associados slogans, escritos a vermelho (a cor do partido): “Porto a nossa causa” e “O nosso trabalho fala por si”.

PCTP-MRPP sem cartazes para “evitar gastos ineficientes”

Já nos cartazes do BE, reconhece-se a figura, em grande plano, de João Teixeira Lopes, acompanhado do slogan “Juntar forças pelo Porto”. Jorge Costa, director da campanha do Bloco, conta que os outdoors foram realizados pelo gabinete gráfico do próprio partido. A ideia de “juntar forças” prende-se com o objectivo de “evitar a maioria absoluta de Rui Rio”, reforçado ao longo da campanha do partido.

O JPN contactou também o PCTP/MRPP que revelou não recorrer a cartazes. Por e-mail, a equipa da candidatura do partido à autarquia disse que só esse facto transmite uma mensagem: “podem contar connosco para evitar gastos ineficientes”.

No ar, deixam uma questão: “Quantos votos (para falar em eficiência) poderão ser conquistados por cada grande outdoor?”