Com lotação esgotada no D. Afonso Henriques, cerca de 29 mil pessoas, Portugal não decepcionou. Os “tugas” entraram bem no jogo, não dando hipóteses a Malta de trocar a bola. Nani avisou logo nos primeiros minutos, desferindo dois remates perigosos aos 5′ e aos 10′.

Entretanto, o seleccionador maltês foi obrigado a mexer na equipa no início da primeira parte, lançando Failla para o lugar do lesionado Cohen. A fazer juz ao ditado, à terceira foi de vez! Nani à meia-volta, desferiu um belo remate colocado ao canto inferior esquerdo da baliza de Hogg, inaugurando o marcador a favor de Portugal aos 13′.

Aos 30′, os forasteiros trocaram a bola no meio-campo português pela primeira vez e, mesmo assim, foi durante apenas 30 segundos. O endiabrado Nani, dos mais inquietos ao longo de toda a partida, raspou tinta do poste aos 32′, em mais um remate de fora de área.

Liedson aos 35′, correspondeu bem ao cruzamento de Bosingwa da direita, mas a bola falhou o alvo por escassos centímetros. Simplesmente só dava Portugal na cidade berço.

A segunda parte começou como a primeira acabou, com Portugal a dominar de Malta, e foi logo aos 51′, que a Selecção fez o 3-0. Miguel Veloso, à frente da baliza, aproveitou a sobra de Liedson, depois de um cruzamento na direita de Nani, fazendo o terceiro golo do jogo, o seu primeiro pela Selecção A.

Aos 61′, Liedson quase fazia o seu terceiro golo pela selecção, mas falhou por muito pouco. Nessa altura Queiróz achou por bem mexer na equipa, substituindo Liedson e Raul Meireles, que estavam em risco para o playoff caso vissem um amarelo, por Edinho e Nuno Assis, que se estreou pela Selecção debaixo de uma chuva de aplausos vimaranenses.

Pepe esteve muito perto de fazer o quarto golo, mas Ricardo Carvalho falhou a emenda em cima da linha de golo, permitindo ao guarda-redes maltês tirar a bola da zona de perigo. Edinho, aos 89′, estreou-se a marcar pela Selecção Portuguesa. O jogador do AEK fintou Hogg, e com a baliza escancarada, fez o quarto golo para Potugal.

A selecção da Malta pode agradecer por não ter perdido por uma margem mais larga, dado que em 90 minutos, rematou zero vezes à baliza de Eduardo que passou uma noite mais que tranquila em Guimarães.

Ao carimbar o segundo lugar do grupo, Portugal garante a presença no pote dos cabeças de série para o playoff, onde já estavam França, Rússia e Grécia. A nossa Selecção pode agora encontrar uma destas selecções: Ucrânia, República da Irlanda, Bósnia-Herzegovina ou Eslovénia.

O sorteio do playoff realiza-se na próxima segunda-feira, dia 19 de Outubro, em Zurique, na sede da FIFA. Os jogos do playoff são a 14 e 18 de Novembro.