Depois de Lisboa e Almada, a 10ª Festa do Cinema Francês, organizada pelo Instituto Franco-Português, chega ao Porto para cinco dias do melhor cinema francófono. As exibições dos 19 filmes vão dividir-se entre o Museu de Serralves e os Cinemas Cidade do Porto, sendo que nem todos os filmes presentes no cartaz têm distribuição prevista em Portugal.

Este ano, parte da programação [em PDF] é dedicada à realizadora belga Agnès Varda, de 81 anos, com a exibição de algumas das suas obras durante o festival. A cineasta vai estar presente terça-feira no Museu de Serralves para a apresentação de “Les Plages d’Agnès”, o seu mais recente filme, que inicia o ciclo no Porto.

Entre as restantes obras que serão apresentadas, destacam-se o drama “Clèo de 5 à 7”, de Agnès Varda, a comédia de espionagem “Le Plaisir de Chanter” de Ilan Duran Cohen, “Le Bal des Actrices” de Maïwenn Le Besco, e ainda o drama histórico “Eden à L’ouest” de Costa-Gavras.

O realizador português Pedro Costa vai também marcar presença neste ciclo, estando presente no domingo no Museu de Serralves. O documentário “Ne Change Rien” marca o encerramento das exibições na cidade do Porto. A actriz e cantora francesa Jean Balibar, a figura principal do filme, acompanha o realizador nesta sessão.

A 10.ª Festa do Cinema Francês prossegue em Guimarães, Faro e Coimbra, onde encerra definitivamente a 10 de Novembro.