A Dodge é a “menina dos olhos” dos seus (re)criadores. Ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Valadares, foi a primeira ambulância coberta de Vila Nova de Gaia e daí se explica este orgulho.

A viatura de 1947 está hoje recuperada e pronta a circular, graças a ex-membros da corporação, que decidiram não desperdiçar uma verdadeira relíquia. “Será uma coisa que fica para a história da associação”, refere Ludgero Gaspar, antigo comandante.

A ideia surgiu há três anos, quando a ambulância, que saiu do serviço em 1962, ser utilizada para outro tipo de actividades. “Servia de camião de carga para carregar pedras e outros materiais”, continua Lugdero Gaspar. Assim, juntamente com três amigos da corporação, Carlos Freitas, Jorge Prazeres e Paulo Rocha, decidiram deitar mãos à obra e num ano e meio restauraram a viatura.

A preocupação em colocar todos os pormenores de origem, desde parafusos, portas ou faróis, revelou-se, por vezes, uma árdua tarefa. “Corremos Porto e Gaia para arranjar uns farolins destes”, afirma Carlos Freitas.

Mas o resultado compensa, e hoje a Dodge está autorizada a circular, exibindo a placa de homologação. Em desfiles, cortejos ou eventos especiais, a viatura é levada a passear e Francisco Silva, antigo motorista dos bombeiros, não poupa elogios à ambulância. “Anda muito bem!”, exclama.

Depois da Dodge, os bombeiros recuperaram um carro de 1959, um dos primeiros “todo-o-terreno” importados para Portugal. Actualmente, Ludgero Gaspar e Carlos Freitas ocupam-se da restauração de uma viatura de 1969.

Hoje, as viaturas ainda não têm um lugar de exposição, mas o objectivo permanece. “Queremos instaurar aqui um museu”, remata o comandante Ludgero.