Foram encontrados 32 novos planetas extra-solares, segundo o anúncio, desta segunda-feira, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Da equipa internacional envolvida nas investigações faz parte Nuno Cardoso Santos, professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigador do Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP).

Em declarações à imprensa (ver vídeo) no dia do anúncio, Nuno Cardoso Santos afirmou que esta descoberta “aumenta muito o conhecimento” e salienta que irá ser dado um “salto qualitativo” neste trabalho com a participação no “Espresso“, um instrumento de pesquisa do espaço que tem por missão descobrir planetas com as mesmas condições da Terra e que possam, eventualmente, conter vida.

Nuno Cardoso Santos foi premiado este ano com uma bolsa europeia para investigação por parte do European Research Council e é o responsável pela equipa do CAUP que investiga a “Origem e Evolução das Estrelas e Planetas”.

Nuno Cardoso Santos faz, ainda, parte de uma equipa internacional que utiliza o sistema “High Accuracy Radial velocity Planet Searcher”, ou HARPS, pertencente ao Observatório Europeu do Sul, que permite procurar outras “Terras”. Foi durante a primeira fase de observações que foram encontrados estes 32 novos planetas extra-solares.

Já foram encontrados mais de 400 exoplanetas até agora, 75 dos quais com a ajuda do HARPS. Dentro de seis meses, deverá ser anunciado mais um conjunto de exoplanetas, quando a segunda fase do projecto terminar.