O consórcio Barraqueiro/Mota-Engil/Keolis/Arriva apresentou, esta terça-feira, no Porto, a proposta mais favorável para a exploração do Metro do Porto. Segundo a Agência Lusa, o preço global anual avançado foi de 35.834.887 milhões de euros, cerca de dois milhões menos do que os 37.865.832 milhões apresentados pelo consórcio liderado pela Transdev, que está actualmente encarregue da exploração da rede de metro.

Isto significa que no fim do período de cinco anos estipulados pela concessão, o consórcio liderado pela Barraqueiro gasta menos dez milhões de euros do que a Transdev. A Barraqueiro está, assim, mais perto de conseguir vencer o concurso, já que o factor preço pesa 80% da decisão final. O lado técnico tem um peso de 20%.

Ambas as propostas encontram-se bem abaixo do valor de referência estipulado para a operação e manutenção da rede: 265 milhões de euros.

A operadora francesa Veolia não chegou a apresentar uma proposta final, apesar de se ter candidatado. Até ao final do ano, a Metro do Porto deve apresentar um vencedor. O novo consórcio começa a operar a 1 de Abril de 2010.