Inaugurado na semana passada, o ponto de encontro dos estudantes de mobilidade acolheu, esta terça-feira, um Eurodinner, um jantar especial da Erasmus Student Network do Porto (ESN) cujo objectivo era reunir pratos típicos do país de origem de cada estudante Erasmus.

Ruben Neves, tesoureiro da ESN, fala em “mais de 20 nacionalidades” representadas no jantar, até porque só este ano a Universidade do Porto (UP) recebeu mais de mil estudantes de intercâmbio. Um entusiasmo partilhado pelo coordenador do departamento de actividades, Luís Pereira, ao afirmar que este foi um dos Eurodinners “com mais pessoas a participar e que melhor correu”.

Novo Erasmus Meeting Point

O novo Erasmus Meeting Point localiza-se no 2.º andar do café/restaurante Galerias de Paris, na baixa portuense. Foi inaugurado no dia 20 de Outubro e funciona todas as terças-feiras como um espaço onde os alunos Erasmus podem encontrar-se. Para as próximas semanas, a ESN tem preparada uma sessão de cinema e um “café língua”, onde todos têm que aprender e falar um idioma definido para cada mesa. “Estamos a montar os projectos um de cada vez”, afirma Joana Saiote, da organização.

Do çayli kek à tortilla

Sibyl, que veio da Turquia estudar Psicologia, trouxe um çayli kek, ou “bolo com chá”. Dos pratos que provou de outros países, confessa ter gostado do tiramisu italiano e da tortilla espanhola.

Sibyl já participou em vários eventos organizados pela ESN. Considera-os bem organizados, variados e óptimos para conhecer pessoas de vários países.

Opinião, aliás, partilhada pela maioria dos estudantes Erasmus. Jessé, brasileiro que também está a estudar Psicologia, trouxe brigadeiros e considera que as actividades da ESN são importantes para conhecer, não só o país onde está, como também para “socializar com pessoas de outros países”. “Você acaba conhecendo o mundo, e não só Portugal”, afirma.

Terminada a festa, é tempo de ir para casa, até porque, no dia seguinte, há aulas. “É festa Erasmus na quinta e na segunda, mas de manhã tem que ir à aula na mesma”, declara Bárbara, estudante de Design de Moda em Minas Gerais (Brasil) a estudar na Faculdade de Belas Artes da UP.

Portugueses presentes no jantar multicultural

A presença portuguesa também se fez sentir em força no jantar. Preparada pelos membros da ESN, a mesa de Portugal foi uma das maiores e também das mais concorridas, com petiscos nacionais e enchidos.

Segundo Luís Pereira, “a julgar pelo que se vê aí de outros países, realmente a cozinha portuguesa estava mesmo boa”.

E o que os portugueses acharam das outras mesas? “A italiana, sem dúvida, é sempre uma cozinha com grande sucesso”, afirma o coordenador do departamento de actividades.