O presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP), António Fonseca, decidiu suspender o protocolo celebrado com a autarquia portuense para a limpeza da Ribeira e acusa Rui Sá, vereador da CDU, do falhanço da iniciativa, em vigor desde Maio.

O presidente da associação refere que Rui Sá colocou “em xeque” o acordo de limpeza da Ribeira durante a campanha eleitoral, boicotando o processo. António Fonseca acusa, ainda, o representante da CDU de fazer “campanha cerrada contra o projecto”, o que terá levado a uma aceitação negativa por parte da população, gerando um “boicote à limpeza”.

Rui Sá, por sua vez, entende que todo o processo foi tratado com uma “total falta de transparência” e considera “ridículas” as declarações de António Fonseca.

Uma subcontratação duvidosa para Rui Sá

O comunista denuncia que a empresa “Naclimpa”, subcontratada para efectuar a limpeza da Ribeira, é “dirigida por um candidato da coligação PSD/CDS que integrava a lista dirigida por António Fonseca [à Junta de Freguesia de S. Nicolau]”. O vereador comunista alerta para o facto desse mesmo contrato ter sido “terminado exactamente após as eleições”.

“Nunca criticámos a possibilidade de haver acordos entre a Câmara e instituições para assegurar a limpeza”, assegura.

“Agora, é evidente que esses acordos não podem ser feitos com associações cujo presidente, passado uma semana, assume a candidatura a presidente da Junta de Freguesia pela mesma força política que está a dirigir os destinos da Câmara e que, depois, ainda contrata uma subempresa, presidida por um candidato dessa lista, para ser ela a contratar pessoas da própria freguesia para fazer a limpeza”, acrescenta.

Futuro ainda é uma incógnita

António Fonseca garante que iria dar uma conferência de imprensa esta quinta-feira para esclarecer a situação. No entanto, as declarações de Rui Sá na reunião da Câmara, a 27 de Outubro, despoletaram uma resposta antecipada.

Nessa sessão, Rui Sá apresentou uma fotocópia da carta recebida por um dos dois ex-“arrumadores” encarregues da limpeza da zona, que anunciava a quebra do contrato.

Os dois trabalhadores foram despedidos, mas António Fonseca garante que tentará encontrar um novo emprego para ambos. A ABZHP aguarda, agora, pela marcação de uma reunião com o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Álvaro Castello-Branco, para resolver a situação do projecto, sendo ainda uma incógnita se o mesmo será adaptado a outros moldes ou abandonado.