Nesta edição, o Festival Internacional de Cinema de Animação destaca, na sua programação, o que melhor se faz nesta área no leste europeu, incluindo uma viagem pela cinematografia da Roménia e a apresentação dos filmes produzidos Kratky Film Praha (República Checa) sobre a arte das marionetas.

O festival, que decorre, a partir de segunda-feira, no Centro Multimeios de Espinho, no F.A.C.E. (Fórum de Arte e Cultura de Espinho) e na Junta de Freguesia de Espinho, volta a apresentar uma secção internacional competitiva e não competitiva, sendo que, a concurso, vão 81 curtas e médias e 5 longas metragens, representando 17 países.

A competição nacional apresenta duas sessões: uma para o concurso prémio António Gago/Prémio Fnac (a que concorrem 13 filmes) e outra para o prémio jovem cineasta português (que conta com 10 filmes).

Workshops e Palestras para todos os gostos

Mas nem só de cinema vive o Cinanima. O festival apresenta, ainda, actividades paralelas à competição, como workshops, palestras e exposições (com destaque para o trabalho de Vasco Granja). A componente formativa está focada para o universo dos “storyboards” e os workshops são orientados por Marius Legge. As duas palestras que pautam o festival vão ter como oradores Lara Ermacora, António Loja Neves, Costa Valente e Jayne Pilling.

A cerimónia de abertura deste festival conta com a exibição de “Life Without Gabriella Ferri” de Priit Pärn (Estónia) e “A Matter of Loaf and Death” de Nick Park (Reino-Unido). O festival apresenta, também, mostras de premiados de outros festivais de cinema de animação: Cartoon D’Or, E-Magiciens e British Animation Awards.

As escolas merecem especial destaque para a organização, que disponibiliza vinte sessões especiais aos alunos.