A Universidade do Porto (UP) encontra-se entre as 500 melhores universidades do mundo, segundo o Academic Ranking of World Universities (ARWU), revelado no “Huffington Post”.

A UP e a U. Lisboa são as únicas universidades portuguesas a integrar o ranking relativo ao ano de 2009. Apesar de ambas figurarem nas últimas cem, Marques dos Santos, reitor da UP, continua a mostrar-se satisfeito, ao afirmar que é um “orgulho” estar à frente da Universidade do Porto.

O reitor sublinha que o futuro também passa por adquirir maior peso nos rankings europeus e mundiais: “O grande desafio é trabalharmos cada vez mais para melhorarmos esta classificação. O nosso objectivo é estar entre as cem melhores universidades da Europa e melhorar o nosso desempenho a nível internacional.”

“Melhorar a qualidade das actividades” e da “produção científica” e apostar numa “universidade internacionalizada”, com pelo menos “10% de alunos estrangeiros” são algumas das metas a atingir.

Universidades norte-americanas em primeiro

Os lugares cimeiros da tabela são ocupados por universidades norte-americanas – Harvard, Stanford e Berkeley – ficando fora do pódio as universidades europeias. No entanto, é no quarto lugar que encontramos Cambridge, a primeira universidade europeia a surgir na lista.

Realizado pelo sétimo ano consecutivo, este ranking anual nasceu da vontade de comparar a performance do sistema chinês com a do resto do mundo, pela Universidade de Xangai.

No entanto, o método utilizado para definir a lista das melhores universidades do mundo tem sido contestado, porque um dos parâmetros de atribuição é a contagem de prémios Nobel e o número de artigos publicados na “Nature” e na “Science”.