Um estudo realizado por investigadores do Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluiu que a mortalidade por cancro de pulmão aumentou entre as mulheres, com um crescimento anual de 1,6%, enquanto que nos homens estabilizou.

O estudo:

O estudo incidiu na evolução da mortalidade provocada por este tipo de cancro entre 1995 e 2005 em mulheres e homens com idades entre os 35 e os 75 anos. As informações em análise foram obtidas através da Organização Mundial de Saúde e do Instituto Nacional de Estatística.

A tendência é que os números continuem a crescer dentro do sexo feminino, prevendo-se uma maior mortalidade por este tipo de cancro nos próximos dez anos.

Na data em que se assinala o Dia do Não Fumador, Nuno Lunet, responsável pelo estudo, esclarece ao JPN que “a mortalidade continua a ser mais alta nos homens”. “Eles continuam a consumir mais tabaco, mas a evolução do número de óbitos é maior nas mulheres”, diz o investigador, explicando que isto acontece por as mulheres têm vindo, progressivamente, a aumentar o consumo.

O investigador da FMUP considera que ainda não há um reflexo das mudanças de hábitos do presente nas estatísticas da mortalidade: “Os padrões de consumo não se estão a repercutir na mortalidade observada agora, isso só se poderá observar daqui a alguns anos”.