Estimular o turismo cultural, enoturismo e turismo natural na região do Douro, a mais antiga paisagem vinhateira regulamentada do mundo, e promovê-la como um “destino turístico de excelência” é o objectivo do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Paris é o ponto de partida por se tratar de um “alvo prioritário no desenvolvimento turístico” da região, “na captação de visitantes” e na “exportação de vinhos do Porto e do Douro”, como se pode ler em comunicado da CCDR-N. Depois de, em Julho, quarenta embaixadores terem visitado a região, agora a campanha sai fora de portas.

A acção tem lugar na embaixada portuguesa em Paris, a 25 de Novembro, e inicia-se com uma sessão de apresentação da região, com enfoque na classificação do Douro como Património da Humanidade e na estratégia de desenvolvimento turístico. Seguem-se contactos informais entre os convidados e provas de vinhos.

No entanto, a campanha promete não ficar por aqui. Madrid, Londres, Berna, Berlim e Washington são as cidades que se seguem, nesta operação que representa um investimento global de 130 mil euros.

Para além da CCDR-N, são responsáveis por esta missão a Fundação Museu do Douro, a Estrutura Missão do Douro, o Turismo do Douro, o Instituto dos Vinhos do Porto e Douro, a Rota do Vinho do Porto e a empresa turística Douro Azul.