É com o intuito de apelar ao consumo responsável que a Fundação Serralves recebe, esta quinta-feira, às 17h00, o primeiro debate do ciclo “Conversas sobre o Ambiente”, a decorrer até Junho de 2010.

A exploração e abuso dos recursos pesqueiros é a temática central desta primeira sessão, que conta com a presença de João Coimbra, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, de Yorgos Stratoudokis, do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar, e de Duarte Sá, da Associação de Armadores de Pesca do Norte.

Os outros debates:

17/12: Redução de resíduos ou redução do consumo?
21/01: Preservar a biodiversidade – como podemos contribuir?
18/02: Como diminuir a dependência energética de Portugal?
18/03: Será possível uma gestão sustentável das florestas portuguesas?
22/04: Ameaças à disponibilidade do recurso “água”.
20/05: Pode o consumidor mudar o mundo?
17/06: Opções de mobilidade e impactes ambientais

Partindo da opinião dos especialistas, procura-se discutir o papel da certificação dos produtos, a sensibilização dos consumidores e a limitação da actividade pesqueira para uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos.

As restantes sessões do ciclo vão ser realizadas à terceira quinta-feira de cada mês e abordam os temas de biodiversidade, resíduos, floresta, água, consumo responsável e mobilidade. A entrada é grátis mediante inscrição prévia.